sexta-feira, 16 de julho de 2010

A demolição do Corredor da Morte


O chamado Corredor da Morte, no Bairro do Condado, era um local insalubre.

As soluções urbanisticas que estiveram na base da sua construção, de finais da década de 70 princípios da década de 80, cedo se mostraram inadequadras e mal resolvidas.

O local acabou por ser apropriado por gente dedicada a traficâncias, facto que o tornou inseguro e evitado pelos moradores do Bairro. Ao local a Polícia era chamada com frequência.

A solução mais indicada acabou por ser a sua demolição, com o objectivo de arejar a área através da construção de espaços verdes e da requalificação de toda a zona envolvente

A Câmara Municipal de Lisboa assinou um Contrato-Programa com a Gebalis tendo em vista a demoliçãpo daquele edificado degradado. Foi no terceiro trimestre de 2009 que a demolição começou.

O investimento feito por via deste Contrato-Programa orçou os 3 milhões de Euros, valor aplicado na demolição dos edifícios e na requalificação e redimensionamento das redes de água,de gás e de electricidade dos edifícios a preservar, bem como no realojamento dos poucos moradores que ainda resistiam naquele edificado.

A requalificação do espaço resultante da demolição também está prevista.

Esta requalificação, pela sua natureza, é uma das maiores que a Gebalis alguma vez assumiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente que veremos se vale a pena publicar...