domingo, 26 de junho de 2011

Os Nossos Bairros - Horta Nova



ORIGEM DOS HABITANTES: BAIRRO HORTA NOVA

O bairro antigo da Horta Nova foi construído em 1973/1974, totalizando 385 habitações. Foi extinto em 1994. As suas casas provisórias foram substituídas por outras de construção definitiva, iniciadas em 1990 e terminadas em 1993, totalizando 484 fogos e 27 lojas. O bairro de casas provisórias tinha sido concretizado pelo Gabinete Técnico de Habitação. A sua construção foi suportada pelo programa das “casas para famílias pobres”.

Sendo construído no mandato do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa Eng.º Santos e Castro, inseriu-se no seu programa de construções habitacionais de rápida concretização, o que justificou a opção pelas casas pré-fabricadas. O espírito que presidiu à construção deste bairro prendia-se com a “urgente” e prioritária necessidade de “iniciar uma acção sistemática” que conduzisse ao desaparecimento das barracas do município de Lisboa, já que o seu número havia duplicado entre 1960 e 1970.

O bairro antigo era composto por habitações pré-fabricadas, unifamiliares geminadas, de R/C e 1.º andar, dispostas em diversas ruas. A tipologia dos fogos variava entre o T1 e o T4. As famílias realojadas eram oriundas de várias zonas da Cidade com obras de urbanização em curso. Uma parte ainda significativa dos fogos foi ocupada pelos próprios operários que se encontravam a construí-los quando ocorreu o 25 de Abril.

Característica deste tipo de habitações provisórias, a degradação foi-se tornando problemática nos 20 anos seguintes, até que se procedeu à sua substituição integral pelas actuais habitações, sendo manifestas as condições condignas em que passou a viver a população. Este bairro desenvolveu-se nos terrenos de uma de muitas quintas existentes na freguesia de Carnide (a Quinta da Horta Nova), de que há referências em documentos antigos.

A Quinta da Horta Nova foi, em séculos anteriores, tal como outras da periferia da Cidade, propriedade de ordens religiosas e de nobres, refúgio dos seus proprietários, sobretudo em épocas de peste e fome que devastavam a Capital.

LOCALIZAÇÃO – Freguesia de Carnide

PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO – Bairro provisório do Estado Novo: 360 habitações geminadas, com dois pisos; Programa de Intervenção de Médio Prazo (PIMP): 1.ª Fase: 23 edifícios (247 fogos) construídos entre 1990 e 1991; 2.ª Fase: 22 edifícios (237 fogos) construídos entre 1991 e 1993.

REALOJAMENTO – Realojamento local iniciado e concluído na 1.ª metade da década de 1990.

INÍCIO GESTÃO GEBALIS – 1 de Março de 1996

Nº DE HABITANTES – 1.645

Nº DE LOTES – 45

Nº DE FOGOS EXISTENTES – 484

Nº DE FOGOS GERIDOS GEBALIS – 484

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente que veremos se vale a pena publicar...